quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Reino Fungi - Atividade Prática/ Colégio Estadual Imigrante


A atividade proposta foi uma abordagem teórico-prática sobre o Reino Fungi e aplicada no Colégio Estadual Imigrante no mês de agosto de 2015. A atividade foi realizada com seis turmas do 2º ano do Ensino Médio Politécnico, totalizando cerca de 175 alunos, do turno da manhã. O objetivo da proposta pedagógica foi proporcionar aos alunos a capacidade de conhecer as características gerais dos fungos, identificar seus principais representantes e compreender a importância dos fungos para o ambiente além da sua utilização nos ramos farmacêutico e alimentício.

As bolsistas atuaram em duplas, iniciando uma explicação com as definição, habitats, principais representantes, características gerais, alimentação, associações, importância ecológica e curiosidades. Posteriormente, os alunos foram separados em quatro grupos e receberam uma bandeja de plástico e uma lupa. 
Dentro das bandejas haviam representantes dos principais filos do Reino Fungi. A atividade prática consistia em envolver e avaliar os alunos na identificação e caracterização dos filos. Os discentes deveriam desenhar um representante de cada grupo e classificar o fungo conforme o grupo taxonômico (filo).

Fig 1: Pibidianas auxiliando na abordagem teórica. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 2: Pibidianas auxiliando na abordagem teórica. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 3: Pibidianas auxiliando na abordagem teórica. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 4: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 5: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 6: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 7: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 8: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 9: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 10: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig 11: alunos realizando atividade prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul

Após explicações e observações, os alunos deveriam desenhar os representantes do Reino Fungi, classificá-los de acordo com seu Filo e mostrar qual filo não estava exemplificado na bandeja.


Fig. 12: Representações dos exemplares trazidos à aula prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul

Fig. 13: Representações dos exemplares trazidos à aula prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig. 14: Representações dos exemplares trazidos à aula prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul


Fig. 15: Representações dos exemplares trazidos à aula prática. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul