Perfil - Irmão Guerini

EQUIPE PARTICIPANTE DO SUBPROJETO PIBID – BIOLOGIA – CAXIAS DO SUL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO IRMÃO GUERINI


PROFESSORA SUPERVISORA DO SUBPROJETO PIBID - BIOLOGIA – CAXIAS DO SUL

- Bianca Trindade: Graduada em licenciatura em Ciências biológicas pela URCAMP, em Caçapava do sul.



ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO PIBID - BIOLOGIA – CAXIAS DO SUL

- Andreia Won Miller Acadêmica do 4º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde abril de 2016.

- Ketrin Muterle: Acadêmica do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde maio de 2015.

Gustavo Blanco Correa: Acadêmico do 5º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde abril de 2017.

- Meliny Dalla Bona Gallio: Acadêmica do 6º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde abril de 2016.

Gabriela Rodrigues Alves:  Acadêmica do 3º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde maio de 2017.


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO IRMÃO GUERINI


         A Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini, situa-se na Rua Ministro Rubens da Rosa no bairro de Ana Rech, na cidade de Caxias do Sul/RS, sendo que suas atividades iniciaram-se no dia 07 de março de 1958. A escola participa de diversos projetos, entre eles: Mostra Científica, Mostra Cultural, Banda Marcial e Projeto DTG dando oportunidade para os alunos mostrarem suas habilidades.
A Equipe Diretiva da escola é composta por:
Diretora: Neiva Genoveva Michelin Spadari
Vice-diretoras: Maria Andrade de Quadros - Manhã; Magda Sander - Tarde;  Vera - Noite
E tendo como coordenadoras pedagógicas as professoras Eunice Carolina Zardin, Maria Quadros e Fernando Menegat
          
Figura 2: Vista Frontal da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

          
A escola Irmão Guerini funciona de segunda à sexta-feira, de manhã, das 7h às 12h, à tarde, das 13h15min às 17h45min e à noite, das 19h às 23h05min. A escola apresenta uma equipe de 36 professores, 08 funcionários e cerca de 730 alunos matriculados no ano letivo de 2015, ambos distribuídos nos três turnos de funcionamento.
É uma escola que trabalha o regime seriado anual e atende sua clientela no turno da tarde 6º s, 7º s e 8º s séries do Ensino Fundamental e da 1ª série à 3ª série do Ensino Médio Politécnico, nos turnos manhã e noite.
A escola Irmão Guerini apresenta apenas uma entrada, esta é destinada tanto para a comunidade, como para alunos e professores.
No primeiro piso ainda encontramos a cozinha e o refeitório, onde há espaço para os alunos sentarem para comer o lanche.
Figura 3: Cozinha da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

Figura 4: Refeitório da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

      A escola também conta com um laboratório de informática, com vários computadores novos.


Figura 5: Laboratório de informática da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

O laboratório de ciências é equipada com um balcão e diversos bancos onde os alunos podem sentar-se ao redor das bancadas. Esta é composta por várias gavetas onde ficam guardados materiais do laboratório e armários na parte inferior. Apresenta também um grande armário onde são guardados os reagentes e as vidrarias utilizadas durante as práticas.

Figura 6: Laboratório de ciências da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

A biblioteca é espaçosa e possui diversas mesas onde os alunos podem trabalhar. No lado esquerdo logo que entra na biblioteca, há um espaço com almofadas e puff para os alunos lerem. O local ainda conta com diversas prateleiras de livros.
Figura 7: Biblioteca da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

Figura 8: Biblioteca da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

Todas as salas de aula contam com Datashow e TV, o que auxilia o professor a promover uma aula diferente para os alunos.

Figura 9: Salas de aula
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

A escola apresenta duas quadras, uma delas sem cobertura, e uma quadra coberta para os dias de chuva.
 
Figura 11: Quadra não coberta
Crédito: PIBID - Biologia/UCS

Figura 12: Quadra coberta
Crédito: PIBID - Biologia/UCS



A Filosofia da escola é oportunizar ao indivíduo condições para o desenvolvimento de suas potencialidades, visando sua autorrealização como cidadão consciente e crítico, preservando valores éticos e desenvolvendo a liberdade de expressão.
O regime adotado pela escola para o ensino é o seriado.

No Ensino, o currículo é desenvolvido através da construção do conhecimento com a participação do aluno, relacionando temas atuais dentro do contexto social, incluindo o valor popular e o saber científico. Os conteúdos devem ter elos entre si de forma não fragmentar o conhecimento. Devem ser acrescidos dos temas transversais que integram todas as áreas do conhecimento. Esta integração tem por finalidade aprofundar o desenvolvimento do senso crítico e negar conceitos pré-estabelecidos.

PERFIL DOS ALUNOS

Um Instrumento de Pesquisa do Perfil do Aluno foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini, a fim de identificar o perfil dos alunos, interesses e atividades realizadas nas horas vagas. A escola possui 715 alunos matriculados neste ano letivo, sendo atingidos pelo projeto PIBID - Biologia/UCS 280 alunos.
          Através desse instrumento, conseguimos identificar com quem moram os alunos. A maioria afirmou morar com os pais, nenhum aluno declarou morar sozinho (figura 13).

Figura 13: Com quem você mora?

          Em relação ao estado civil (figura 14), a maioria dos alunos declarou ser solteiro, cinco alunos declararam ser casados.

Figura 14: Estado Civil


          Um dos alunos afirmou ter filho (figura 15), o que chama a atenção já que os demais afirmaram não possuir.

Figura 15: Tens filhos?

          Observou-se, que a maioria dos alunos afirmam trabalhar (figura 16).


Figura 16: Tens filhos?


       Verificou-se que a maioria dos alunos residem (figura 17) nos bairros Ana Rech / Brasília e Vila Seca.

Figura 17: Com quem você mora?

         É possível observar que a ocupação dos alunos nas horas vagas (figura 18) é acessar a internet.

Figura 18: Ocupação nas horas vagas


          A maioria dos alunos possui acesso à internet em casa (figura 19), sete alunos afirmaram não possuir acesso.


Figura 19: Com que frequência você acessa a internet?


          Ao serem questionados sobre o que mais acessavam na internet (figura 20), o principal interesse dos alunos esta nas redes sociais.

Figura 20: O que você mais acessa na internet?

Sobre as características que mais admira nas pessoas (figura 21) respeito, educação e companheirismo foram as características que se destacaram.

Figura 21: Características que você admira nas pessoas

Em relação ao que não admite nas pessoas (figura 22) falsidade e falta de respeito foram predominantes.

Figura 22: O que não admite nas pessoas

Constatou-se que as disciplinas que os alunos mais gostam (figura 23) são Geografia, História e Educação Física.

Figura 23: Qual disciplina mais gosta?

Sobre as disciplinas que menos gostam (figura 24), a maioria dos alunos listou Matemática e Física.

Figura 24: Qual disciplina menos gosta?

Ao serem questionados se pretendiam prestar vestibular, a maioria dos alunos disse que sim. (figura 25).
Figura 25: Pretende fazer vestibular?


Em relação ao curso que pretende prestar vestibular a maioria dos alunos ainda não escolheu o curso. Para os que já escolheram destaca-se Medicina e Direito (figura 26).

Figura 26: Se sim, qual curso?

Sobre o que esperam da disciplina de Biologia para este ano, a maioria diz querer aprender mais a matéria (figura 27).

Figura 27: O que você espera da disciplina de biologia para esse ano?