Atividades Práticas 2014

REINO MONERA

Durante o período de 23/06 a 07/07 foram realizadas duas atividades práticas sobre o Reino Monera com 7 turmas de 2º ano do segundo grau do Colégio Imigrante abrangendo um total de 165 alunos. 

As atividades foram: “Produção de Iogurte”, “Cultivo de bactérias – bactérias no ambiente e bactérias em superfícies”. Os roteiros foram elaborados em conjunto por todos os integrantes do Pibid que atuam no colégio Imigrante, juntamente com a professora Supervisora com o objetivo de fixar o conteúdo e estabelecer uma relação entre o conteúdo e o cotidiano dos alunos.


    Início da prática de iogurte, onde os monitores estavam a presentando os materiais que seriam utilizados e realizando a assepsia das mãos e das bancadas a serem utilizadas. 
    Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul

    Alunos preparando o Iogurte. 
    Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul

    Alunos, ao final da prática, provando o iogurte produzido pelos Pibidianos. 
    Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul.




CULTIVO DE BACTÉRIAS - 

BACTÉRIAS NO AMBIENTE E EM SUPERFÍCIES

Para a realização desta atividade prática, a coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul, juntamente com o Projeto PIBID/Biologia disponibilizou 150 placas de Petri, devidamente preparadas com Agar, bem como os cotonetes para as coletas, devidamente esterilizados. Com o objetivo de entender a relação das bactérias na vida dos seres humanos - Conhecer os benefícios e malefícios das bactérias.

    Pibidianos explicando o procedimento da coleta do material biológico. 
    Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul.

    Placas após 7 dias de incubação. 
    Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul.


RELAÇÕES ECOLÓGICAS (1º ano do ensino médio politécnico)

Na primeira semana de agosto, foi iniciado nos primeiros anos do ensino médio o conteúdo sobre relações ecológicas, o mesmo resume-se em seres vivos de uma mesma comunidade que relacionam-se entre si e com o meio. Tal interação ocorre não só entre indivíduos da mesma espécie (relações intraespecíficas), mas também de outras populações (relações interespecíficas); podendo consistir em laços benéficos, ou não. O conteúdo foi aplicado de forma diferenciada visando facilitar o aprendizado, tornando-o mais interessante para os alunos.



                Maquetes sobre relações ecológicas “Herbivoria” construídas pelos Pibidianos 
    Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul.


REINO PROTISTA (2º ano do ensino médio politécnico) 

O reino Protista ilustra um imenso laboratório experimental para a evolução de outros seres vivos mais complexos, devido a sua diversidade de organismos com estrutura altamente especializados. Os protistas são eucariontes, a maioria unicelular e estão representados por dois grupos básicos: fitoplâncton (algas) e zooplâncton (protozoários). Assim, a proposta educacional para se trabalhar o reino Protista foi à elaboração de mapas conceituais. Mapas conceituais são diagramas que demonstram de forma diferenciada conteúdos. Esta forma de se trabalhar inclui um preparo e bom entendimento, pois sua estrutura geralmente segue uma hierarquia de conceitos e suas delimitações.


Alunos confeccionando os Mapas Conceituais. 
   Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul.


REINO FUNGI 

Os fungos são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não conseguem produzir seu próprio alimento. Algumas espécies de fungos trazem grandes prejuízos aos seres humanos, como a deterioração de alimentos, doenças como candidíase, micoses e sapinho, porem outras espécies de fungos são amplamente utilizados na gastronomia, além disso, há os que são utilizados na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina.


Atividade prática do Reino Fungi. 
    Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul.

REINO PLANTAE (2º ano do ensino médio politécnico) 

A preservação do meio ambiente é muito importante para que possamos ter no futuro, um mundo mais limpo e rico em recursos naturais. A preocupação com o meio ambiente e a conscientização deve envolver toda a sociedade, inclusive crianças e adolescentes que devem observar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

A atividade proposta visa à conscientização dos alunos para com o meio ambiente, o professor pode abordar temas como a importância da água para os seres vivos, como a semente germina, como as atividades humanas podem interferir no meio ambiente, por que o meio ambiente depende de nós, entre tantos outros assuntos. É uma atividade interessante que desperta a consciência dos alunos para a ecologia, além de dar-lhes a oportunidade de cuidar de um ser vivo
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Através do lúdico os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres com vida e sem vida. Feitos de meia calça contém terra e/ou areia e sementes de alpiste dentro. Por fora, os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz, boca e orelhas criando fisionomias diferentes. Os alunos podem acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente. 



Resultado final do experimento cuca-verde de alguns alunos.
Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul


Fototropismo (Labirinto de Feijões)

As plantas crescem tão lentamente que só podemos identificar os seus movimentos ao longo do tempo. Elas sabem o caminho por onde devem crescer com base na luz, na água e na gravidade. Seus sutis movimentos em direção às coisas de que precisam são chamados "tropismos". A projeção de uma planta em direção à luz é chamada de fototropismo. Uma caixa de sapatos é um espaço ideal para plantar uma pequena planta e observar como ela usa a luz e um hormônio vegetal chamado auxina para crescer em sua direção, ilustrando o fototropismo

Vista superior do labirinto de feijões produzido pelos alunos.
Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul


Herbário

O Reino Vegetal apresenta um conteúdo extenso e muitas vezes longe do contexto dos alunos, causando assim, desmotivação com a abordagem. A compreensão e aprendizagem das aulas de botânica, exige a aplicação de atividades práticas, para que possam unir o conhecimento teórico ao prático.

O Herbário pode participar na integração das pesquisas sobre a diversidade florística e o inventário sistemático do patrimônio vegetal, essencial para apontar os remanescentes de vegetação nativa com potencial para preservação, bem como subsidiar com mais rigor os estudos que possibilitem o reflorestamento de áreas.

Herbários construídos pelos alunos.
Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul


CITOLOGIA

Nosso projeto foi elaborado com orientação da professora supervisora Arlene Calai junto com a professora de artes. O tema escolhido foi a célula, pois se identifica mais com o entendimento de outros temas relacionados com a vida animal. Essa estrutura é à base do entendimento de assuntos ligados a ciência. Foi proposta uma atividade de confecção de uma célula eucariota para que os alunos contemplem o conteúdo teórico junto com uma atividade prática.

A construção dos modelos faz com que os estudantes se preocupem com os detalhes dos mesmos e a melhor maneira de representá-los, pois quando se constrói, se revisa o conteúdo e se observa também as habilidades artísticas do aluno. As maquetes, como estruturas tridimensionais (alto relevo) e coloridas são utilizadas como facilitadoras do aprendizado. Além do lado visual, esses modelos permitem que o estudante manipule o material, visualizando-o de vários ângulos a própria construção dos modelos.



Créditos: Pibid-Biologia-Caxias do Sul