Atividades 2015 - Colégio Estadual Imigrante

No decorrer do ano de 2015 o Pibid Biologia que atua no Colégio Estadual Imigrante realizou uma série de atividades com turmas de 1º e 2º  ano do ensino médio politécnico e envolveu uma média de 350 alunos.
As atividades são realizadas com o intuito de enriquecer o conteúdo teórico de uma forma mais prática e lúdica, afim de estimular o interesse, a criatividade e a participação dos alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e efetivo.


Confiram abaixo as atividades realizadas pelos alunos juntamente com a equipe do PIBID:
Exposição de fotos no mural da escola (1º e 2º anos do ensino médio politécnico)
Fora realizada uma exposição de fotos no início do ano de 2015 a fim de divulgar para toda a comunidade escolar os trabalhos realizados durante o ano letivo de 2014 pelo PIBID Biologia no Colégio Imigrante.




Gincana do meio ambiente (2º ano do ensino médio politécnico)
Foi realizada uma gincana intitulada “Gincana Ambiental”, em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Os objetivos desta atividade eram levar a educação ambiental na escola de forma dinâmica e interativa, instruir a separação correta do lixo, incentivar a reutilização e conscientizar os alunos sobre os problemas que o lixo pode nos trazer.
A atividade envolveu cerca de 175 alunos, pertencentes a seis turmas do segundo ano do Ensino Médio Politécnico e os alunos tiveram que realizar diversas atividades durante a gincana, tais como:

  • Confecção de modelos biológicos com materiais reciclados:

  • Responder um Quiz ambiental:

  • Realizar a separação correta de lixo:

  • Participar do jogo de imitação:


Aula Prática sobre o Reino Monera (2º ano do ensino médio politécnico)
Com o intuito de conhecer um pouco mais sobre os microrganismos os alunos participaram de três atividades práticas. Estas tinham como objetivos demonstrar aos alunos como as bactérias estão presentes em nossas vidas e no nosso dia a dia, as formas de como elas se reproduzem e os benefícios e malefícios destes microrganismos aos seres humanos.


  • Dinâmica da tinta guache


  • Cultivo de Bactérias


  • Produção de iogurte




Reino Protista - Jogo de Garrafas Pet (2º ano do ensino médio politécnico)
Esta atividade foi desenvolvida em forma de jogo, aonde foram montados kits de perguntas e respostas com garrafas pet, abrangendo o conteúdo estudado sobre o Reino Protista. Durante o desenvolvimento desta atividade os alunos foram divididos em grupos e cada grupo recebeu um kit com 27 perguntas e 35 respostas. Os alunos deveriam  então encontrar as 27 respostas corretas, encaixando as tampinhas de respostas em cada garrafa com a pergunta correspondente.






Relações Ecológicas - Produção de maquetes (1º ano do ensino médio politécnico)
Nesta atividade, após a explanação do conteúdo teórico sobre Relações Ecológicas cada aluno recebeu uma relação ecológica (por meio de sorteio) na qual deveria ser representada por uma pequena maquete. As maquetes deveriam ser confeccionadas apenas com materiais não perecíveis e ter um tamanho padrão pré estabelecido. Além da confecção da maquete, cada aluno deveria apresentar aos colegas a sua relação ecológica utilizando a sua maquete como material de apoio. A atividade, além de reforçar o conteúdo, teve o objetivo de instigar a criatividade e estimular os alunos a se expressarem em público.
Após todas as turmas realizarem suas apresentações, as dez melhores maquetes foram selecionadas e premiadas com um "troféu" (confeccionado pelos pibidianos) - um chaveiro feito de resina em forma de diferentes espécies de animais.






Aula prática sobre o Reino Fungi - (2º ano do ensino médio politécnico)
Algumas espécies de fungos trazem grandes prejuízos aos seres humanos, como a deterioração de alimentos e causadores de doenças como candidíase, micoses e sapinho, porém outras espécies de fungos são muito benéficos, sendo amplamente utilizados na gastronomia, na indústria alimentícia e de bebidas, na indústria farmacêutica e na produção de antibióticos como a penicilina. Desta forma, foi proposto aos alunos a realização de uma atividade prática de identificação de fungos. Para tal, eles foram divididos em grupos e cada grupo recebeu uma bandeja com 5 diferentes tipos de fungos. Com o auxílio do material teórico eles tiveram que identificar os fungos que receberam e ilustrá-los. Durante a realização da atividade os Pibidianos auxiliavam os grupos na identificação e debatiam com os alunos sobre os benefícios e malefícios dos diferentes tipos de fungos existentes.



Conhecendo os Biomas Brasileiros (1º ano do ensino médio politécnico)
Para a realização desta atividade, os alunos foram divididos em grupos, e cada grupo recebeu um kit com 6 maquetes de diferentes biomas brasileiros e os organismos que podem habitar estes biomas. Os alunos tinham como tarefa montar os 6 biomas com seus devidos organismos (animais e vegetais), tendo como base os conteúdos teóricos que já haviam sido trabalhados em aula. A atividade teve como objetivo fazer com que os alunos pudessem pensar juntos e decidir em conjunto sobre qual organismo habita cada bioma, proporcionando discussões sobre os hábitos destes diferentes organismos animais e vegetais auxiliando na ampliação de conhecimento e facilitando o aprendizado do conteúdo.









Atividades Práticas sobre o Reino Plantae - (2º ano do ensino médio politécnico)
  • Anatomia das flores
Inicialmente, os alunos assistiram uma abordagem teórica, realizada com slides e kits didáticos da Central de Materiais de Empréstimo da Universidade de Caxias do Sul. Na semana seguinte, ocorreram as atividades práticas nas quais os alunos trouxeram  exemplares de flores e tiveram que desenhar a vista geral de duas flores diferentes, identificando as estruturas que a compõem. Depois disso, foi realizado o corte de ovário das flores e com o auxílio de uma lupa os alunos visualizaram a estrutura dos mesmos e a presença dos óvulos.




  • Fototropismo
Nesta atividade os alunos montaram um  labirinto dentro de uma caixa de papelão e realizaram o plantio de sementes de feijão, a fim de verificar a importância da luz solar no processo de germinação e desenvolvimento das plantas.





Gincana citológica (1º ano do ensino médio politécnico)
A atividade foi realizada durante o mês de Novembro, abordando o tema Citologia. O objetivo desta atividade era proporcionar aos alunos a aprendizagem, mas de uma maneira em que o conteúdo saísse apenas da teoria para que pudessem vivenciá-lo de forma lúdica. A gincana, auxiliou neste processo instigando a curiosidade, participação e competição de uma maneira saudável e divertida.
As turmas foram informadas sobre as atividades antecipadamente, para que pudessem se organizar nas equipes e desenvolverem ideias para as tarefas.
A gincana contou com seis tarefas:
  1. Nome da equipe
  2. Paródia
  3. Quiz
  4. Caça às organelas
  5. Construção de célula comestível
  6. Caça-palavras celular.








Cada uma das tarefas teve pontuação máxima de 200 pontos. A gincana durou duas semanas e, durante este período, as equipes  envolveram-se em desempenhar as tarefas. Ao final de todas as etapas, as equipes tiveram um encerramento com premiação para as três primeiras colocadas.