quinta-feira, 24 de novembro de 2016

TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA- Colégio Estadual Imigrante

Procurando retratar a importância das funções membrana plasmática, foi realizada uma atividade sobre Transporte de Substâncias com os primeiros anos do Colégio Estadual Imigrante no dia 28 de outubro de 2016. 

Para os alunos obterem um melhor aprendizado sobre o transporte de substâncias através da membrana plasmática, foram levados até o laboratório de ciências da escola para que eles pudessem representar com alguns alimentos as trocas de substâncias entre as células e o meio externo através da membrana celular.

* OSMOSE 
Osmose em batatas com sal e açúcar 
Osmose em alface com vinagre 
Osmose em feijões inseridos na água 

Os alunos puderam interagir e observar o processo de osmose (em que as moléculas de um solvente (água) atravessam uma membrana semipermeável, de um lado menos concentrado, para o lado mais concentrado) nas 3 situações listadas acima e tirando as conclusões conforme as observações.

* DIFUSÃO SIMPLES 
Sachê de chá 

Para observar o processo de difusão simples (transporte sem gasto e energia, onde ocorre a passagem de substâncias de um local de maior concentração para um de menor concentração), os alunos realizaram uma prática em que introduziram um sachê de chá em um meio aquoso e observaram o fenômeno, tirando também as conclusões acerca do fenômeno.


A atividade foi muito proveitosa (e divertida), pois os alunos conseguiram entender na prática alguns conceitos que ainda estavam com dificuldade. Com o preenchimento do relatório pôde-se observar que o objetivo de aprendizagem foi alcançado.