domingo, 23 de outubro de 2016

Atividade Sistema ABO - Colégio Estadual Imigrante

A atividade prática sobre o Sistema ABO foi realizada com os 3° anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Imigrante no dia 10 de outubro de 2016,  visando auxiliar e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo da Genética. Para isso, foi elaborado e confeccionado um modelo didático tridimensional que ilustra o sistema ABO com materiais de fácil acesso que foram solicitados aos estudantes como: isopor, copos descartáveis e tintas nas cores azul, amarelo, verde e branco, nas quais cada cor seria uma grupo sanguíneo: A (amarelo); B (azul); AB (verde); O (branco)

A partir deste momento foi possível construir um modelo didático, onde cada copo descartável continha uma cor de tinta que representava os diferentes grupos sanguíneos afim de representar todas as possíveis transfusões sanguíneas do sistema ABO, realizando misturas entre as tintas. Sendo assim quando não havia alterações das cores primárias nas simulações as transfusões poderiam acontecer (setas azuis) e quando havia alteração de cores, não poderiam ocorrer as transfusões (setas vermelhas).

C:\Users\User\Desktop\download.jpg
Fig. 1: Modelo didático tridimensional ilustrando o Sistema ABO.
Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul



Fig. 2: Alunos confeccionando o modelo didático tridimensional ilustrando o Sistema ABO.
Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul

 Fig. 3: Alunos confeccionando o modelo didático tridimensional ilustrando o Sistema ABO com a ajuda do pibidiano Henrique.
Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul

Fig. 4: Alunos confeccionando o modelo didático tridimensional ilustrando o Sistema ABO com a ajuda da pibidiana Rafaela.
Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul

O desenvolvimento deste modelo didático foi de grande importância para o auxílio nas aulas de Biologia, dando aos estudantes uma melhor entendimento das possíveis transfusões sanguíneas envolvendo o sistema ABO. Obtiveram o conhecimento de que os portadores do sangue O podem doar sangue para todos os grupos do sistema ABO, estes são considerados doadores universais. Já os indivíduos AB que podem receber sangue de qualquer grupo são conhecidos como receptores universais. Também possibilitou a eles compreender de como é imprescindível conhecer seu próprio tipo sanguíneo e o tipo de receptores e doadores, uma vez que em casos de incompatibilidade sanguínea pode haver aglutinação do sangue, podendo assim ser fatal.