terça-feira, 12 de julho de 2016

Relações Ecológicas Sustentável - Colégio Estadual Imigrante

No mês de junho de 2016, no Colégio Estadual Imigrante nós do PIBID Biologia realizamos mais uma vez a atividade intitulada de Relações Ecológicas, porém com algumas modificações neste ano: a nova proposta trabalhada, além de ter como objetivo possibilitar que os alunos fizessem uma associação entre as relações ecológicas explicadas em sala de aula, concilia com o reaproveitamento das maquetes já confeccionadas no ano anterior, possibilitando assim, um ato sustentável. 
Para quem não lembra, cada aluno (ano passado) dos primeiros anos do ensino médio politécnico, confeccionou uma maquete representando uma relação ecológica (ao qual a professora sorteou) e realizou uma pequena apresentação sobre o assunto determinado. Desta vez, os alunos dos primeiros anos de 2016 reutilizaram as maquetes já prontas! Ao invés de realizarem a apresentação da relação ecológica, os alunos foram desafiados a participarem de uma prova prática, ao qual 20 maquetes foram dispostas em duas mesas do laboratórios de ciências (10 em cada mesa) e os alunos posicionaram-se na frente de cada maquete. 
Com uma lista previamente entregue pela professora, os alunos tinham um minuto cada para observar a maquete, anotar o numeral dela (de 01 a 20) na folha resposta e preencher com as demais características solicitadas. Ao terminar o tempo, cada aluno ia para a maquete a sua esquerda. Após 10 minutos, eles trocavam de mesa e o "rodízio" continuava. A atividade foi muito proveitosa, pois os alunos estavam atentos, estudaram e como não foram eles que montaram as maquetes, eles usaram da interpretação para chegarem a uma resposta. 

Foto 1: Alunos preenchendo a folha de resposta sobre as relações ecológicas.

Foto 2: Alunos preenchendo a folha de resposta sobre as relações ecológicas.

Foto 2: Alunos preenchendo a folha de resposta sobre as relações ecológicas.

Foto 4: Alunos preenchendo a folha de resposta sobre as relações ecológicas. Pibidiana Léia ao fundo, cronometrando o tempo para realização da atividade.

Foto 5: Alunos preenchendo a folha de resposta sobre as relações ecológicas.