sexta-feira, 20 de maio de 2016

CONSTRUÇÃO DE UMA TEIA ALIMENTAR - Colégio Estadual Imigrante

Com o objetivo de identificar os integrantes dos diversos níveis tróficos de um ecossistema (produtores, consumidores e decompositores) e de compreender as relações de transferência de energia entre os seres vivos, foi realizada uma atividade de construção de teia alimentar nas turmas de 1º ano do ensino médio politécnico, que aconteceu durante o mês de abril de 2016.
Para a realização da atividade, os alunos foram divididos em duplas e/ou trios e receberam 24 imagens de seres vivos diversos.
Após estudarem os hábitos alimentares dos indivíduos contidos nas imagens que receberam, os alunos deveriam construir uma teia alimentar envolvendo, no mínimo, 12 das 24 imagens. Além disso, as cadeias alimentares integrantes da teia construída deveriam apresentar, no mínimo, 3 níveis tróficos.

Alunos no processo de construção da teia alimentar.
Ao final da atividade proposta, foi possível perceber que a compreensão dos alunos pelo assunto  foi muito satisfatória e que as aulas destinadas a atividade foram bem proveitosas, pois os produtos finais produzidos pelos alunos tiveram muita qualidade e organização.
Teia alimentar construída pelos alunos.
Teia alimentar construída pelos alunos.

Teia alimentar construída pelos alunos.