Na última terça-feira (27), a UCS convidou a profa. Dra. Luciana Bagolin Zambon, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para palestrar sobre a reforma do ensino médio. A palestrante possui Graduação em Licenciatura em Física pela UFSM, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e Doutorado em Educação pela UFSM. Atua como professora do Departamento de Administração Escolar da UFSM, e veio a Caxias expor sua fala em “Desafios atuais e perspectivas para o Ensino Médio”, com foco no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e políticas educacionais.
A professora começa seu discurso trazendo dados da história do ensino médio brasileiro, que sempre seguiu o padrão de aulas expositivas e com função de apenas preparar os alunos para o ensino superior. Nem mesmo o PNLD foi capaz de mudar o modelo “engessado” das nossas escolas, apenas enfatizou ainda mais essa característica. Ao âmbito de políticas educacionais, foram destacados avanços recentes de importância para o profissional da educação e para estudantes, como a implantação do FUNDEB em 2007 e a Emenda Constitucional nº 59 de 2009.
Em questão a reforma atual do ensino médio, foram ressaltadas as principais dificuldades para seu funcionamento efetivo, como a falta de espaço físico para cumprir as 1400 horas previstas por ano letivo para todos os alunos matriculados, a falta de profissionais capacitados, e o descaso do governo com estudantes de licenciatura e profissionais da educação. Após relatos sobre a instituição e abolição do ensino médio politécnico na região central do estado e reações da 8ºCRE, fundamentados em pesquisas acadêmicas e dados sólidos, a palestrante conclui que os principais desafios para o ensino médio são o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos.
Uma palestra muito bem organizada e fundamentada, qual a oradora manteve sempre assuntos pertinentes em pauta, trazendo dados da região central do estado, que acabaram sendo muito similares com a nossa realidade. A participação de acadêmicos de licenciaturas em eventos de âmbito educacional tem se mostrado cada dia mais necessária, para evitar a reprodução de metodologias de ensino ultrapassadas, e a implantação de leis e propostas pedagógicas que prejudique tanto nós, licenciandos, quanto outros profissionais docentes.