No dia 08 de junho iniciamos com os alunos do 2º do Ensino Médio uma atividade prática intitulada "Colonização de um Ambiente", ou seja, um Cultivo de Protozoários. Seja para incrementar um primeiro contato com o microscópio, seja para ilustrar uma aula sobre o reino Protista, o professor pode recorrer a esta técnica simples de cultivo de protozoários pra deixar o conteúdo mais concreto para os alunos.
Esta prática teve como objetivo preparar meios de cultura, observar as algas e protozoários e o desenvolvimento destas populações de organismos para os discentes saírem um pouco do livro didático e vivenciarem a rotina de laboratório.
Primeiramente a professora solicitou antecipadamente que a turma fosse dividida em dois grupos e que cada grupo trouxesse o material solicitado para execução da prática. Os materiais eram:
- fita crepe ou fita isolante
- garrafão 'Pet' com capacidade de 5L
- cascalho e Areia Grossa
- folhas e capim seco
- pano de trama larga
- água de lago e rio poluído
Os pibidianos cortaram a parte de cima da garrafa com um estilete e os alunos protegeram as bordas com fita. Cada grupo montou o seu "aquário", colocando o cascalho, a areia, os capim e folhas e depois a água, cobrindo cerca de 3/4 da capacidade do garrafão. Posterior a isso, cada aquário foi tapado com o pano e amarrado com um barbante ou fita. Cada recipiente foi colocado em um local ventilado e iluminado, porém sem luz solar direta.
Foto 1: Alunos confeccionando o recipiente para colonização dos protozoários. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul |
Foto 2: Alunos confeccionando o recipiente para colonização dos protozoários com auxílio do pibidiano João. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul |
Foto 3: Alunos confeccionando o recipiente para colonização dos protozoários. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul |
Foto 4: Alunos confeccionando o recipiente para colonização dos protozoários. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul |
Foto 5: Alunos finalizando e fechando o recipiente. Créditos: PIBID/BIOLOGIA - Caxias do Sul |
Após sete dias, os panos foram substituídos por sacos plásticos, para evitar a entrada de oxigênio dentro do recipiente.
Agora, vamos aguardar a próxima aula para os alunos realizarem a primeira observação no microscópio e torcer para que os organismos estejam bem visíveis!