As férias estão chegando, mas os alunos do 7º ano da Escola Irmão Guerini ainda estão empenhados. E nesta semana o assunto foi: Poríferos e Cnidários.
PORÍFEROS
As esponjas são organismos imóveis, mas capazes de movimentar a água em seu redor. As partículas alimentares em suspensão penetram no corpo da esponja através de poros microscópicos ou poros inalantes - na sua parede lateral, e a água filtrada é retirada através de uma abertura maior, o ósculo – na zona oposta a base. Em certas espécies, o ósculo pode ser lentamente fechado. O ósculo encontra-se quase sempre acima do resto do corpo do animal, uma adaptação importante, pois evita a recirculação de água á qual já foram retirados alimento e oxigênio e adicionados resíduos.
Materiais:
*Berinjelas;
*Palitos
de churrasco;
*Faca;
*Becker
com água.
Metodologia:
Com um palito de churrasquinho foram feitos diversos furos horizontalmente nas berinjelas, após isso a parte com o cabinho e as folhas foram cortadas com uma faca para fazer um buraco nessa região (semelhante ao ósculo de uma esponja). Os alunos então manusearam a berinjela, sentindo seu formato e textura, após colocaram-na em um recipiente com água para observar a água entrando pelos poros (buracos feitos com palito) e saindo pelo ósculo (buraco na parte superior).
Pibidiana Ketrin utilizando o quadro para explicação sobre Poríferos |
Andréia confeccionado a "esponja" |
Alunas empenhadas com o trabalho |
Pibidiana Ketrin ensinando como os alunos deveriam proceder com a berinjela |
Pibidiana Andréia auxiliando os alunos com a atividade |
Turma reunida no laboratório para realizar a atividade |
CNIDÁRIOS
O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do- mar. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células. No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
Materiais:
*Exemplares
de Cnidários;
*Folhas
de papel.
Metodologia:
Após uma breve revisão sobre o assunto e os alunos observarem os exemplares e fotografias de outros tipos de corais, eles precisaram desenhar dois tipos diferentes de Cnidários, identificando as suas partes.
Andreia auxiliando os alunos |
Explicação sobre Cnidários |
Ketrin auxiliando os alunos |
Alunos tendo vivência com um conjunto de corais |
Aluno desenhando os Cnidários |
Fundo do mar feito por um grupo de alunos |
Após a conclusão das duas atividades os estudantes precisaram responder um questionário de fixação sobre os conteúdos apresentados.
Alunos respondendo questionário final sobre o conteúdo |