EQUIPE PARTICIPANTE DO SUBPROJETO PIBID – BIOLOGIA – CAXIAS DO SUL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO IRMÃO GUERINI
PROFESSORA SUPERVISORA DO SUBPROJETO PIBID - BIOLOGIA – CAXIAS DO SUL
- Bianca Trindade: Graduada em licenciatura em Ciências biológicas pela URCAMP, em Caçapava do sul.
ALUNOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO PIBID - BIOLOGIA – CAXIAS DO SUL
- Andreia Won Miller: Acadêmica do 4º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde abril de 2016.
- Ketrin Muterle: Acadêmica do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde maio de 2015.
- Gustavo Blanco Correa: Acadêmico do 5º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde abril de 2017.
- Meliny Dalla Bona Gallio: Acadêmica do 6º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde abril de 2016.
- Gabriela Rodrigues Alves: Acadêmica do 3º semestre do curso de Ciências Biológicas na Universidade de Caxias do Sul atua no Subprojeto Pibid – Biologia – Caxias do Sul desde maio de 2017.
A
escola também conta com um laboratório de informática,
com vários computadores novos.
Em relação ao estado civil (figura 14), a maioria dos alunos declarou ser solteiro, cinco alunos declararam ser casados.
Verificou-se que a maioria dos alunos residem (figura 17) nos bairros Ana Rech / Brasília e Vila Seca.
Figura 20: O que você mais acessa na internet?
Figura 21: Características que você admira nas pessoas
Figura 22: O que não admite nas pessoas
Figura 23: Qual disciplina mais gosta?
Sobre as disciplinas que menos gostam (figura 24), a maioria dos alunos listou Matemática e Física.
Figura 24: Qual disciplina menos gosta?
Figura 26: Se sim, qual curso?
Figura 27: O que você espera da disciplina de biologia para esse ano?
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO IRMÃO GUERINI
A Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini, situa-se na Rua Ministro Rubens da Rosa no bairro de Ana Rech, na cidade de Caxias do Sul/RS, sendo que suas atividades iniciaram-se no dia 07 de março de 1958. A escola participa de diversos projetos, entre eles: Mostra Científica, Mostra Cultural, Banda Marcial e Projeto DTG dando oportunidade para os alunos mostrarem suas habilidades.
A Equipe Diretiva da escola é composta por:
• Diretora: Neiva Genoveva Michelin Spadari
• Vice-diretoras: Maria Andrade de Quadros - Manhã; Magda Sander - Tarde; Vera - Noite
E tendo como coordenadoras pedagógicas as professoras Eunice Carolina Zardin, Maria Quadros e Fernando Menegat
Figura 2: Vista Frontal da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
A
escola Irmão Guerini funciona de segunda à sexta-feira, de manhã,
das 7h às 12h, à tarde, das 13h15min às 17h45min e à noite, das
19h às 23h05min. A escola apresenta uma equipe de 36 professores, 08
funcionários e cerca de 730
alunos matriculados no ano letivo de 2015, ambos distribuídos nos
três turnos de funcionamento.
É
uma escola que trabalha o regime seriado anual e atende sua clientela
no turno da tarde 6º s, 7º s e 8º s séries do Ensino Fundamental e
da 1ª série à 3ª série do Ensino Médio Politécnico, nos turnos
manhã e noite.
A
escola Irmão Guerini apresenta apenas uma entrada, esta é
destinada tanto para a comunidade, como para alunos e professores.
No
primeiro piso ainda encontramos a cozinha e o refeitório, onde há espaço para os alunos sentarem para comer o
lanche.
Figura 3: Cozinha da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
Figura 4: Refeitório da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
Figura 5: Laboratório de informática da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
O
laboratório de ciências é equipada com um balcão e
diversos bancos onde os alunos podem sentar-se ao redor das bancadas.
Esta é composta por várias gavetas onde ficam guardados materiais
do laboratório e armários na parte inferior. Apresenta também um
grande armário onde são guardados os reagentes e as vidrarias
utilizadas durante as práticas.
Figura 6: Laboratório de ciências da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
A
biblioteca é espaçosa e possui diversas mesas onde os
alunos podem trabalhar. No lado esquerdo logo que entra na
biblioteca, há um espaço com almofadas e puff para os alunos lerem.
O local ainda conta com diversas prateleiras de livros.
Figura 7: Biblioteca da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
Figura 8: Biblioteca da Escola
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
Todas
as salas de aula contam com Datashow e TV, o que auxilia o
professor a promover uma aula diferente para os alunos.
Figura 9: Salas de aula
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
A
escola apresenta duas quadras, uma delas sem cobertura, e
uma quadra coberta para os dias de chuva.
Figura 11: Quadra não coberta
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
Figura 12: Quadra coberta
Crédito: PIBID - Biologia/UCS
A
Filosofia da escola é oportunizar ao indivíduo condições para o
desenvolvimento de suas potencialidades, visando sua autorrealização
como cidadão consciente e crítico, preservando valores éticos e
desenvolvendo a liberdade de expressão.
O
regime adotado pela escola para o ensino é o seriado.
No
Ensino, o currículo é desenvolvido através da construção do
conhecimento com a participação do aluno, relacionando temas atuais
dentro do contexto social, incluindo o valor popular e o saber
científico. Os conteúdos devem ter elos entre si de forma não
fragmentar o conhecimento. Devem ser acrescidos dos temas
transversais que integram todas as áreas do conhecimento. Esta
integração tem por finalidade aprofundar o desenvolvimento do senso
crítico e negar conceitos pré-estabelecidos.
PERFIL DOS ALUNOS
Um Instrumento de Pesquisa do Perfil do Aluno foi
aplicado na Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini, a fim de identificar o perfil dos alunos, interesses e
atividades realizadas nas horas vagas. A escola possui 715 alunos matriculados
neste ano letivo, sendo atingidos pelo projeto PIBID - Biologia/UCS 280 alunos.
Através
desse instrumento, conseguimos identificar com quem moram os alunos. A maioria
afirmou morar com os pais, nenhum aluno declarou morar sozinho (figura 13).
Figura 13: Com quem você mora?
Em relação ao estado civil (figura 14), a maioria dos alunos declarou ser solteiro, cinco alunos declararam ser casados.
Figura 14: Estado Civil
Um dos alunos afirmou ter filho (figura 15), o que chama a atenção já que os demais afirmaram não possuir.
Figura 15: Tens filhos?
Observou-se, que a maioria dos alunos afirmam trabalhar (figura 16).
Figura 16: Tens filhos?
Figura 17: Com quem você mora?
É possível observar que a ocupação dos alunos nas horas vagas (figura 18) é acessar a internet.
Figura 18: Ocupação nas horas vagas
A maioria dos alunos possui acesso à internet em casa (figura 19), sete alunos afirmaram não possuir acesso.
Figura 19: Com que frequência você acessa a internet?
Ao serem questionados sobre o que mais acessavam na internet (figura 20), o principal interesse dos alunos esta nas redes sociais.
Sobre as características que mais admira nas pessoas (figura 21)
respeito, educação e companheirismo foram as características que
se destacaram.
Em relação ao que não admite nas pessoas (figura 22) falsidade e
falta de respeito foram predominantes.
Constatou-se que as disciplinas que os alunos mais gostam (figura 23)
são Geografia, História e Educação Física.
Sobre as disciplinas que menos gostam (figura 24), a maioria dos alunos listou Matemática e Física.
Ao serem questionados se pretendiam prestar vestibular, a maioria dos
alunos disse que sim. (figura 25).
Figura 25: Pretende fazer vestibular?
Em relação ao curso que pretende prestar vestibular a maioria dos
alunos ainda não escolheu o curso. Para os que já escolheram
destaca-se Medicina e Direito (figura 26).
Sobre o que esperam da disciplina de Biologia para este ano, a
maioria diz querer aprender mais a matéria (figura 27).