O
PIBID significa um grande avanço nas políticas educacionais do
país, proporcionando aos estudantes de licenciatura vivências da
realidade escolar, incentivando a formação de docentes em nível
superior para a educação básica. O projeto contribui para a
valorização do magistério, inserindo os licenciandos no cotidiano
de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes
oportunidades de criação e participação em experiências
metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter
inovador e interdisciplinar para que estes busquem a superação de
problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Por tais
motivos foram aplicados instrumentos de pesquisa aos estudantes
atingidos pelo projeto no ano de 2015, com o objetivo de identificar
a importância deste projeto na sala de aula. O instrumento atingiu
186 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini.
Questionamentos
comuns aos três anos do ensino médio da escola:
Gráfico 1: Avaliação quanto ao planejamento e atuação do PIBIB na escola |
Quando
os estudantes foram questionados sobre a influência da atuação do
PIBID em relação ao aprendizado, 65% afirmaram ter sido muito
satisfatório e 28% consideraram bom tanto ao
planejamento quanto a atuação do PIBID - Biologia UCS.
Gráfico 2: Quanto as atividades desenvolvidas pelo projeto tornarem a disciplina de Biologia mais interessante |
Quando
questionados quanto a atuação do PIBID – Biologia para tornar a
disciplina mais interessante, 76% dos estudantes afirmaram que as
atividades propostas foram muito importantes.
Questionamentos
específicos a cada ano do ensino médio da escola:
Foram
contemplados pelo projeto PIBIB – Biologia 84 alunos do primeiro
ano do ensino médio da Escola Irmão Guerini, com estes alunos foram
realizadas atividades como “Pizzaiolo de células” e
“Fototropismo”.
Gráfico 3: Quanto a atividade que mais contribuiu para a aprendizagem |
Quando
os estudantes foram questionados sobre quais dessas atividades
contribuíram mais para a aprendizagem 77% afirmaram que “Pizzaiolo
de Célula” teria contribuído para melhor aprendizagem, enquanto
23% afirmaram que a atividade que mais contribuiu foi o
“Fototropismo”.
Foram
contemplados pelo projeto
PIBIB – Biologia 63
alunos do segundo
ano do ensino médio da Escola Irmão Guerini, com estes alunos foram
realizadas atividades
como a de Angiospermas e Gimnospermas.
Gráfico 4: Quanto a importância da atividade sobre Gimnospermas e Angiospermas como facilitadora da aprendizagem |
Os
estudantes ao serem questionados sobre a importância dessa atividade
como facilitadora de aprendizagem com relação ao assunto visto em
aula 90% dos alunos afirmaram considerar a atividade importante,
contra somente 2% que não viram importância nesta.
Foram
contemplados pelo projeto
PIBIB – Biologia 39
alunos do terceiro
ano do ensino médio da Escola Irmão Guerini, com estes alunos foram
realizadas atividades
como “Construção de heredogramas”, “Jogo do sistema ABO” e
“Simulação de identificação do fator Rh”.
Gráfico 5: Quanto a atividade desenvolvidas pelo projeto que mais contribuiu à aprendizagem |
Com
relação as atividades executadas pelo projeto, os alunos foram
questionados quanto a atividade que mais contribuiu para a
aprendizagem, neste 41% dos estudantes afirmaram que a “Simulação
de identificação do fator Rh” 31% “Construção de
heredogramas” e 28% “Jogo do sistema ABO”.
#SOMOSTODOSPIBID
Tendo
como base os resultados obtidos, ressalta-se a necessidade de
permanência do programa, já que supre as necessidades didáticas e
metodológicas em sala de aula, superando as expectativas dos alunos;
enriquece o trabalho do professor supervisor, que reativa sua
motivação e assume uma nova postura diante de seu fazer pedagógico.
Além
disso, oferece aos acadêmicos bolsistas a experiência necessária
para sua atuação como profissional, bem como proporciona uma
importante produção científica na área da educação, onde todos
que trabalham com educação são beneficiados, pois são pesquisas
que partem da sala de aula na tentativa de resolver e atuar sobre os
problemas e os desafios colocados pela prática escolar.
O
PIBID permitindo vivenciar a sala de aula a partir de uma articulação
entre professores da educação básica, professores do ensino
superior e estudantes de licenciatura (futuros professores), colabora
e fomenta uma educação de qualidade em todos os seus níveis de
ensino. Educação essa tão necessária e urgente nos dias atuais.