quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Somos todos PIBID - Escola Irmão Guerini


 O PIBID significa um grande avanço nas políticas educacionais do país, proporcionando aos estudantes de licenciatura vivências da realidade escolar, incentivando a formação de docentes em nível superior para a educação básica. O projeto contribui para a valorização do magistério, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar para que estes busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Por tais motivos foram aplicados instrumentos de pesquisa aos estudantes atingidos pelo projeto no ano de 2015, com o objetivo de identificar a importância deste projeto na sala de aula. O instrumento atingiu 186 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini.


Questionamentos comuns aos três anos do ensino médio da escola:
Gráfico 1: Avaliação quanto ao planejamento e atuação do PIBIB na escola


 Quando os estudantes foram questionados sobre a influência da atuação do PIBID em relação ao aprendizado, 65% afirmaram ter sido muito satisfatório e 28% consideraram bom tanto ao planejamento quanto a atuação do PIBID - Biologia UCS.

Gráfico 2: Quanto as atividades desenvolvidas pelo projeto tornarem a disciplina de Biologia mais interessante

 Quando questionados quanto a atuação do PIBID – Biologia para tornar a disciplina mais interessante, 76% dos estudantes afirmaram que as atividades propostas foram muito importantes.

Questionamentos específicos a cada ano do ensino médio da escola:

Foram contemplados pelo projeto PIBIB – Biologia 84 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Irmão Guerini, com estes alunos foram realizadas atividades como “Pizzaiolo de células” e “Fototropismo”.
Gráfico 3: Quanto a atividade que mais contribuiu para a aprendizagem

Quando os estudantes foram questionados sobre quais dessas atividades contribuíram mais para a aprendizagem 77% afirmaram que “Pizzaiolo de Célula” teria contribuído para melhor aprendizagem, enquanto 23% afirmaram que a atividade que mais contribuiu foi o “Fototropismo”.

Foram contemplados pelo projeto PIBIB – Biologia 63 alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Irmão Guerini, com estes alunos foram realizadas atividades como a de Angiospermas e Gimnospermas.
Gráfico 4: Quanto a importância da atividade sobre Gimnospermas e Angiospermas como facilitadora da aprendizagem


 Os estudantes ao serem questionados sobre a importância dessa atividade como facilitadora de aprendizagem com relação ao assunto visto em aula 90% dos alunos afirmaram considerar a atividade importante, contra somente 2% que não viram importância nesta.

Foram contemplados pelo projeto PIBIB – Biologia 39 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Irmão Guerini, com estes alunos foram realizadas atividades como “Construção de heredogramas”, “Jogo do sistema ABO” e “Simulação de identificação do fator Rh”.

Gráfico 5: Quanto a atividade desenvolvidas pelo projeto que mais contribuiu à aprendizagem

 Com relação as atividades executadas pelo projeto, os alunos foram questionados quanto a atividade que mais contribuiu para a aprendizagem, neste 41% dos estudantes afirmaram que a “Simulação de identificação do fator Rh” 31% “Construção de heredogramas” e 28% “Jogo do sistema ABO”.

#SOMOSTODOSPIBID

 Tendo como base os resultados obtidos, ressalta-se a necessidade de permanência do programa, já que supre as necessidades didáticas e metodológicas em sala de aula, superando as expectativas dos alunos; enriquece o trabalho do professor supervisor, que reativa sua motivação e assume uma nova postura diante de seu fazer pedagógico.
 Além disso, oferece aos acadêmicos bolsistas a experiência necessária para sua atuação como profissional, bem como proporciona uma importante produção científica na área da educação, onde todos que trabalham com educação são beneficiados, pois são pesquisas que partem da sala de aula na tentativa de resolver e atuar sobre os problemas e os desafios colocados pela prática escolar.
 O PIBID permitindo vivenciar a sala de aula a partir de uma articulação entre professores da educação básica, professores do ensino superior e estudantes de licenciatura (futuros professores), colabora e fomenta uma educação de qualidade em todos os seus níveis de ensino. Educação essa tão necessária e urgente nos dias atuais.