Inicialmente, os alunos assistiram uma abordagem teórica, realizada com slides e kits didáticos da Central de Materiais de Empréstimo da Universidade de Caxias do Sul, com os seguintes tópicos:
-Estruturas e características das Angiospermas;
-pólen
-fruto
-semente
-cotilédones.
Fig. 1: Pibidiana Eloise realizando apresentação de slides para os alunos.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 2: Pibidiana Eloise realizando apresentação de slides para os alunos.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
As apresentações duraram toda a semana, com os bolsistas PIBID atuando sempre em duplas.
Na semana seguinte, ocorreram as atividades práticas. Nestas, os alunos deveriam trazer para a aula 2 exemplares de flores para que desenhassem a vista geral, indicando as estruturas já vistas. Posteriormente a professora supervisora juntamente com as pibidianas realizavam o corte de ovário das flores para que os alunos visualizassem (quando possível), com o auxílio de lupas, os óvulos.
Fig. 3: Alunos realizando a vista geral das estruturas florais.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 4: Alunos visualizando com auxílio da pibidiana estruturas internas da flor.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 5: Pibidiana realizando corte de ovário da flor para que os alunos pudessem visualizar.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 6: Alunos realizando a vista geral das estruturas florais.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul