Dos dias 21 a 25 do mês de setembro, a atividade prática elaborada foi realizada com as seis turmas de 1º ano, totalizando a participação de 175 alunos.
Para os alunos, o assunto Biomas foi trabalhado de uma forma diferenciada. Esta atividade começou a ser planejada com 3 semanas de antecedência, com a confecção das maquetes dos 2 biomas do Rio Grande do Sul e seus 4 ecossistemas ou ecoregiões com sua respectiva fauna e flora.
Cada "kit" continha 6 maquetes representando: Pampa/Campo, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Litoral, Banhado e Restinga; um saquinho com a fauna e um com a flora.
No total, foram 7 kits elaborados, somando então 42 maquetes.
Primeiramente, a professora subcoordenadora
solicitou aos seus alunos que realizassem um resumo em seus cadernos sobre as
principais características dos biomas e seus ecossistemas. Este resumo foi confeccionado
para que os discentes contribuíssem com os seus conhecimentos prévios para a
execução da atividade. As bolsistas atuaram em duplas, iniciando uma apresentação em slides sobre: diferenciação de um ecossistema e de um bioma, apresentação dos biomas brasileiros e características de cada bioma abordado. Posteriormente, os alunos foram separados em sete grupos e
receberam um kit de maquetes.
O objetivo da atividade era que após as explicações eles soubessem diferenciar a fauna e flora de cada bioma/ecossistema apresentado. Para isso, eles deveriam atribui-las corretamente em cada maquete e entregar uma folha preenchida com as conclusões feitas.
Fig. 1: Maquete do Ecossistema Banhado confeccionado pelas pibidianas.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 2: Maquete do Ecossistema Mata de Arucária confeccionado pelas pibidianas.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 3: Maquete do Ecossistema Restinga confeccionado pelas pibidianas.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 4: Maquete do Ecossistema Litoral confeccionado pelas pibidianas.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 5: Maquete do Ecossistema Campo confeccionado pelas pibidianas.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 6: Pibidiana realizando apresentação do conteúdo.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 7: Alunos trabalhando nas Maquetes.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul
Fig. 8: Alunos trabalhando nas Maquetes.
Créditos: PIBID - Biologia/Caxias do Sul