Na primeira semana do mês de maio, os pibidianos compareceram no Colégio Estadual Imigrante para a realização de mais uma prática com os alunos.
A prática teve como objetivo a interação da turma, pesquisa, construção do conhecimento e o preenchimento de lacunas que ocorrem durante a explicação em sala de aula. O assunto abordava as doenças causadas por bactérias, seu histórico, sintomas e profilaxias.
Para realização da prática, as turmas foram divididas em quatro grupos. Os pibidianos prepararam um jogo que possuía doze cartas numeradas, cada carta correspondia a uma doença causada por bactérias. O conteúdo dessas cartas possuía oito dicas a serem escolhidas para que os alunos pudessem adivinhar a doença.
O jogo tinha início quando um grupo aleatório escolhia uma carta de um a doze. Após a escolha da carta, o grupo deveria escolher uma das oito dicas que a carta continha sobre a doença. Cada carta tinha uma pontuação (oito) e a cada dica escolhida para adivinhar a doença haveria um desconto de um ponto na pontuação total da carta. Ou seja, quanto mais dicas fossem necessárias para adivinhar a doença, menos pontos fariam.
Se o grupo utilizasse todas as dicas e mesmo assim não soubessem a resposta, a carta era disponibilizada para que os demais grupos acertassem. Para os demais, o acerto valeria um ponto.
Fig. 1: Alunos no pátio participando do jogo.
Créditos: PIBID/Biologia - Caxias do Sul
Fig. 2: Alunos no pátio participando do jogo.
Créditos: PIBID/Biologia - Caxias do Sul
Os alunos interagiram, estudaram para a realização da prática, respeitaram uns aos outros durante a aplicação e avaliaram o jogo positivamente em relação aos conhecimentos testados e obtidos.