A atividade prática abordando o conteúdo de Citologia foi realizada com os alunos de 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Imigrante no mês de dezembro de 2016.
O intuito da atividade foi despertar o interesse dos alunos com relação à ciência e contribuir para a construção de seu conhecimento.
O intuito da atividade foi despertar o interesse dos alunos com relação à ciência e contribuir para a construção de seu conhecimento.
Os alunos estavam reunidos em grupos e recebiam um quebra-cabeça, cada jogo continha uma imagem de uma organela celular (mitocôndria, núcleo, cloroplasto, entre outras). Os estudantes eram instruídos, pelos pibidianos, a montarem o quebra-cabeça e após escreverem em uma tabela, previamente entregue, o nome da organela e sua respectiva função.
A atividade foi desenvolvida no auditório da escola, que é um local amplo, de fácil acesso e com o objetivo de diferenciar o local das aulas.
Os pibidianos, juntamente com a professora supervisora, estavam sempre presentes e auxiliando os alunos com relação às dúvidas que surgiam, sempre reforçando o conteúdo teórico visto em sala de aula.
A atividade foi desenvolvida no auditório da escola, que é um local amplo, de fácil acesso e com o objetivo de diferenciar o local das aulas.
Os pibidianos, juntamente com a professora supervisora, estavam sempre presentes e auxiliando os alunos com relação às dúvidas que surgiam, sempre reforçando o conteúdo teórico visto em sala de aula.
O objetivo da atividade consistia em que os alunos ao montarem os quebra-cabeças e responderem a tabela, fixassem o conteúdo sobre organelas celulares e ao mesmo tempo, aprendessem se divertindo.
Ao todo foram utilizados sete quebra-cabeças. Quando os grupos acabavam, iam trocando os jogos entre si, até montarem todos os sete.
Fig.1: Alunos após a montagem de um quebra-cabeça.
Créditos: Pibid-Biologia/Caxias do Sul
Fig. 2: Modelo didático de um quebra-cabeça contendo a organela celular: Núcleo.
Créditos: Pibid-Biologia/Caxias do Sul
Fig.3: Alunos após a montagem de um quebra-cabeça.
Créditos: Pibid-Biologia/Caxias do Sul
Fig.4: Pibidianos Henrique e Natália auxiliando os alunos.
Créditos: Pibid-Biologia/Caxias do Sul
Fig.5: Pibidianas Natália e Alana auxiliando os alunos.
Créditos: Pibid-Biologia/Caxias do Sul
Fig.6: Pibidiana Rafaela auxiliando os alunos.
Créditos: Pibid-Biologia/Caxias do Sul
As atividades realizadas em grupos mostram um melhor desempenho dos alunos, pois eles trocam conhecimentos entre si, enriquecendo cada vez mais a sua intelectualidade. Outro ponto positivo das atividades desenvolvidas pelo PIBID é a interação dos alunos com os pibidianos, pois nós os auxiliamos com dicas relacionadas ao conteúdo abordado, para que os mesmos construam seu próprio conhecimento.