Na última semana de Novembro, os alunos do 2o ano da Escola Irmão Guerini tiveram que montar um mapa conceitual com os 4 primeiros filos do Reino Animal aprendidos. São eles:
PORÍFEROS: São as esponjas, que vivem fixas a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variadas.
|
Figura 1: Poríferos |
CNIDÁRIOS: estão representados pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar. Existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
|
Figura 2: Cnidários |
PLATELMINTOS: São vermes achatados dorso-ventralmente. Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos.
|
Figura 3: Platelminto |
NEMATELMINTES; são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano.
|
Figura 4: Nematelminto |
A prática consistiu em um mapa conceitual entregue ao alunos, e eles precisaram completar com a ajuda do livro didático os espaços em branco, assim como fazer o desenho.
|
Figura 5: Mapa conceitual |
|
Figura 6: Mapa de um aluno |
As Pibidianas acharam esta atividade muito produtiva e aceita pelos alunos, pois eles precisaram re-ler todo o conteúdo estudado para poder preencher o mapa conceitual.
|
Figura 7: Pibidiana auxiliando aluno |
|
Figura 8: Pibidiana auxiliando aluno |
|
Figura 9: Pibidiana auxiliando aluno |