E as atividades já iniciaram com tudo no Colégio Imigrante! A primeira proposta foi realizada com os 2º anos do Ensino Médio, do turno da manhã.
Um dos trabalhos fundamentais das ciências é nomear todos os seus objetos de estudo e classificá-los, segundo critérios definidos, para facilitar a sua localização quando for necessário. Talvez a primeira tentativa de organizar os seres vivos foi de Aristóteles, dividindo-os em dois grandes grupos: animais e vegetais. Entre os animais, ele ainda fez uma subdivisão: os animais com sangue e os sem sangue; entre as plantas, três: árvores, arbustos e ervas.
Antes dos alunos iniciarem este processo de classificação dos seres vivos, eles precisavam compreender como e por que realizá-lo. Portanto, esta atividade teve como objetivo ensinar aos alunos a importância da classificação e como criar os critérios que irão separa-los nos devidos grupos.
Inicialmente, os alunos reunidos em grupos, ganharam diversos objetos trazidos pelos bolsistas pibid para que eles mesmos criassem critérios e classificassem os objetos dispostos.
Fig. 1: Turma 201 realizando atividade sobre classificação.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 2: Turma 201 realizando atividade sobre classificação com ajuda do pibidiano Henrique.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 3: Turma 202 realizando atividade sobre classificação com a ajuda do pibidiano João.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 4: Turma 202 realizando atividade sobre classificação com a ajuda da pibidiana Natália.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 5: Turma 202 realizando atividade sobre classificação com a ajuda da pibidiana Rafaela.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 6: Turma 202 realizando atividade sobre classificação.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 7: Turma 202 realizando atividade sobre classificação.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 8: Turma 203 realizando atividade sobre classificação com auxílio da pibidiana Alana.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 9: Turma 203 realizando atividade sobre classificação.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 10: Turma 204 realizando atividade sobre classificação.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Fig. 11: Turma 204 realizando atividade sobre classificação.
Créditos: PIBID/ BIOLOGIA/ COLÉGIO IMIGRANTE
Posteriormente os alunos preencheram uma tabela, informando qual o grupo de objetos eles estavam classificando e quais os critérios que utilizaram.
Constatamos que os alunos, ao final, conseguiram compreender como e porque classificar através de questionamentos respondidos de forma oral feitos pelos bolsistas e pelas tabelas respondidas.
Constatamos que os alunos, ao final, conseguiram compreender como e porque classificar através de questionamentos respondidos de forma oral feitos pelos bolsistas e pelas tabelas respondidas.
Esperamos que as turmas tenham gostado e estejam ansioso pelas próximas atividades!!