O
ano letivo não começou ainda, mas o PIBID Biologia da escola Irmão Guerini já
está trabalhando.
Além
de uma avaliação do que foi trabalhado ao longo do ano passado que poderá
servir como possibilidade para ser trabalhado nesse ano letivo, janeiro foi o momento
de avaliar o alcance das práticas do PIBID pelos alunos atingidos pelo
programa.
Para
isso, os bolsistas trabalharam ao longo do mês na tabulação e análise dos dados
dos questionários investigativos respondidos pelos alunos antes e depois de
cada prática.
Em
termos gerais, dos 250 alunos atingidos pelo PIBID ao longo de 2016, 80% tiveram
um número maior de acertos no segundo questionário em comparação com o
primeiro, consolidando as práticas como um momento de apropriação do
conhecimento pelos alunos.
Além
disso, foi observado pela professora supervisora, um melhor desempenho dos
alunos nas avaliações no qual foram aplicadas práticas como fechamento do
conteúdo.
O
resultado detalhado dessa análise dos questionários está servindo para a
elaboração de um artigo, destacando a evolução dos alunos em cada prática
realizada.
Através
desses resultados, consolida-se ainda mais a importância do programa, não
somente como instrumento de amadurecimento profissional do futuro professor,
mas também contribuindo significativamente para a evolução na educação nas
escolas públicas.