Nos dias 05 e 09 de Setembro, os pibidianos compareceram no Colégio Imigrante para a realização da
prática que auxilia no processo de ensino-aprendizagem relacionado ao conteúdo
de genética.
A prática abriu espaço para que os alunos pudessem construir o próprio conhecimento,
interagindo entre si, chegando à conclusões e aplicando os conhecimentos
previamente obtidos.
Os estudantes
utilizaram os rostos de modelos anatômicos que representavam um casal para
determinar seus possíveis descendentes quanto à certas características,
indicando os genótipos e fenótipos dos possíveis descendentes. Após a resolução
dos cálculos genéticos (que foram esquematizados e entregues), os estudantes montaram o rosto do possível descendente,
tiraram fotos e anexaram no email do Pibid Imigrante para fins de correção e
conferência.
Os bolsistas pensaram
em utilizar a foto, tirada por meio do celular e enviada para email, porque é fundamental utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico, sendo também uma maneira de se aproximar
da nova geração que está em sala de aula.
É gratificante para os pibidianos saber que o trabalho árduo feito por eles rende bons frutos! Os alunos adoraram realizar essa prática!
Cada dupla ou trio recebia um casal de bonecos com determinadas características (os genótipos e fenótipos de cada característica estava descrito atrás dos bonecos). |
Através dos cálculos genéticos, os alunos chegavam às características do descendente, construindo o boneco com as informações corretas. Este é um exemplo de foto recebida por email. |
Outro exemplo de trabalho. Os alunos usavam de sua criatividade para mandar a foto. |