quinta-feira, 14 de julho de 2016

CONFEITEIRO DE CÉLULA - IRMÃO GUERINI

     Os Eucariontes são aqueles organismos dotados de células compostas por núcleo e carioteca. Nelas podem ser encontradas também membranas plasmáticas, organelas membranosas dispersas no citoplasma e que desempenham diversas funções para a célula. São eucariontes os Protistas, fungos, vegetais e animais. Organelas presentes nas células:

- Núcleo,
- Retículo Endoplasmático Rugoso,
- Retículo endoplasmático liso,
- Complexo golgiense,
- Mitocôndria,
- Ribossomos,
- Lisossomos,
- Peroxissomos,
- Centríolos,
- Cloroplastos,
- Cílios e flagelos,
- Vacúolo central e
- Citoesqueleto

     Para esta atividade os alunos das quarto turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Irmão Guerini tiveram que confeitar um bolo em formato de célula, e ainda identificar cada uma das organelas existentes. Para isso eles precisaram levar o pão de ló (bolo) pronto no dia da aula e os demais ingredientes que serviram como as partes da células montada.

     No início da atividade eles precisaram responder um questionário investigativo, que serve para avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto a ser trabalhado pelos Pibidianos. 

Foto 1: Alunos respondendo o questionário

     Após isso, os alunos se reuniram em grupos de até 5 alunos e utilizando apenas o material que haviam providenciado, montaram as suas células.

Foto 2: Alunos iniciando a montagem da célula

Foto 3: Alunos confeitando uma célula animal

Foto 4: Menina montando a sua célula

Foto 5: Bolo decorado em formato de célula animal
     Depois de pronta, os estudantes deveriam apresentar as suas células às Pibidianas e a Professora titular, que faziam perguntas sobre a estrutura e o funcionamento das organelas. 

Montagem 1: Algumas células prontas

Montagem 2: Células prontas e seus confeiteiros

     Esta prática é muito importante, pois ajuda os alunos a guardar de forma mais objetiva quais são as organelas existentes nas células e suas funções. Eles se empenham demais para esta atividade, visto que eles podem comer as células (bolos) depois.