Acredita-se que através de aulas práticas o aluno acaba tornando-se
agente de seu aprendizado e construtor do seu próprio conhecimento. Desta
forma, os Pibidianos, juntamente com a professora titular, elaboraram uma série
de atividades práticas sobre o conteúdo de divisão celular (Mitose e Meiose), as
quais foram aplicadas a 6 turmas de terceiro ano do ensino médio politécnico do
Colégio Estadual Imigrante. Esta atividade foi realizada durante o mês de maio
de 2016 e ocorreu em três etapas distintas, após as explanações teóricas sobre
o conteúdo.
Na primeira etapa, os alunos foram orientados a levar para a aula alguns
materiais como massa de modelar, cartolina, isopor, tintas, botões, barbante,
lápis de cor, dentre outros, para confecção de modelos anatômicos das fases da
mitose e meiose. Esta etapa da atividade foi realizada em grupo.
|
Alunos confeccionando os modelos de mitose e meiose. |
|
Alunos confeccionando os modelos de mitose e meiose. |
|
Modelos confeccionados pelos alunos. |
|
Modelos confeccionados pelos alunos. |
Após concluírem a confecção dos modelos, os alunos apresentaram o
trabalho, aonde tiveram que explicar o que acontecia em cada uma das fases que
eles construíram. Durante as apresentações os alunos foram avaliados
individualmente.
|
Pibidiana Léia R. dos Santos durante a presentação dos modelos e da fases da divisão celular pelos alunos. |
|
Professora Arlene Callai durante a apresentação dos modelos e das fases da divisão celular pelos alunos. |
Por fim eles realizaram uma atividade prática individual, na qual foram
utilizados os kits didáticos de mitose e meiose da Central de Empréstimos da
Universidade de Caxias do Sul. Esta etapa da atividade foi realizada no
auditório da escola, em que a professora juntamente com os Pibidianos,
organizaram o material em nichos separados (de acordo com as fases Mitose e
Meiose da divisão celular) e os alunos tinham que ordenar as peças de cada fase
individualmente. Para tal, os alunos deveriam utilizar os conhecimentos
adquiridos durante as aulas teóricas e nas duas etapas anteriores de atividade
prática.
|
Auditório da escola preparado para receber os alunos para a ultima etapa da atividade (esquerda) e detalhes dos kits utilizados durante esta etapa (direita). |
As atividades foram muito proveitosas e ao passar as etapas, foi
possível perceber a evolução dos alunos e a afinidade que acabaram
desenvolvendo com o conteúdo, demonstrando assim uma aprendizagem mais
significativa.
Ainda, com o intuito de divulgar para a comunidade escolar os trabalhos
desenvolvidos pelo Pibid/Biologia no Colégio Estadual Imigrante, após o
encerramento desta atividade, foi montada uma exposição com alguns modelos de
mitose e meiose confeccionados pelos alunos. Os trabalhos foram expostos no
hall de entrada da escola e ali permanecerão durante todo o mês de junho.
|
Grupo Pibid/Biologia/Caxias do Sul/Colégio Imigrante após a montagem da exposição no saguão de entrada da escola. |