segunda-feira, 30 de maio de 2016

ATIVIDADES SOBRE DIVISÃO CELULAR (MITOSE E MEIOSE) - Colégio Estadual Imigrante

Acredita-se que através de aulas práticas o aluno acaba tornando-se agente de seu aprendizado e construtor do seu próprio conhecimento. Desta forma, os Pibidianos, juntamente com a professora titular, elaboraram uma série de atividades práticas sobre o conteúdo de divisão celular (Mitose e Meiose), as quais foram aplicadas a 6 turmas de terceiro ano do ensino médio politécnico do Colégio Estadual Imigrante. Esta atividade foi realizada durante o mês de maio de 2016 e ocorreu em três etapas distintas, após as explanações teóricas sobre o conteúdo.

Na primeira etapa, os alunos foram orientados a levar para a aula alguns materiais como massa de modelar, cartolina, isopor, tintas, botões, barbante, lápis de cor, dentre outros, para confecção de modelos anatômicos das fases da mitose e meiose. Esta etapa da atividade foi realizada em grupo. 

Alunos confeccionando os modelos de mitose e meiose.

Alunos confeccionando os modelos de mitose e meiose.

Modelos confeccionados pelos alunos.

Modelos confeccionados pelos alunos.

Após concluírem a confecção dos modelos, os alunos apresentaram o trabalho, aonde tiveram que explicar o que acontecia em cada uma das fases que eles construíram. Durante as apresentações os alunos foram avaliados individualmente.

Pibidiana Léia R. dos Santos durante a presentação dos modelos e da fases da divisão celular pelos alunos. 

Professora Arlene Callai durante a apresentação dos modelos e das fases da divisão celular pelos alunos.

Por fim eles realizaram uma atividade prática individual, na qual foram utilizados os kits didáticos de mitose e meiose da Central de Empréstimos da Universidade de Caxias do Sul. Esta etapa da atividade foi realizada no auditório da escola, em que a professora juntamente com os Pibidianos, organizaram o material em nichos separados (de acordo com as fases Mitose e Meiose da divisão celular) e os alunos tinham que ordenar as peças de cada fase individualmente. Para tal, os alunos deveriam utilizar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e nas duas etapas anteriores de atividade prática.

Auditório da escola preparado para receber os alunos para a ultima etapa da atividade (esquerda) e detalhes dos kits utilizados durante esta etapa (direita).
As atividades foram muito proveitosas e ao passar as etapas, foi possível perceber a evolução dos alunos e a afinidade que acabaram desenvolvendo com o conteúdo, demonstrando assim uma aprendizagem mais significativa.

Ainda, com o intuito de divulgar para a comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos pelo Pibid/Biologia no Colégio Estadual Imigrante, após o encerramento desta atividade, foi montada uma exposição com alguns modelos de mitose e meiose confeccionados pelos alunos. Os trabalhos foram expostos no hall de entrada da escola e ali permanecerão durante todo o mês de junho.

Grupo Pibid/Biologia/Caxias do Sul/Colégio Imigrante após a montagem da exposição no saguão de entrada da escola.