segunda-feira, 30 de maio de 2016

ATIVIDADES SOBRE DIVISÃO CELULAR (MITOSE E MEIOSE) - Colégio Estadual Imigrante

Acredita-se que através de aulas práticas o aluno acaba tornando-se agente de seu aprendizado e construtor do seu próprio conhecimento. Desta forma, os Pibidianos, juntamente com a professora titular, elaboraram uma série de atividades práticas sobre o conteúdo de divisão celular (Mitose e Meiose), as quais foram aplicadas a 6 turmas de terceiro ano do ensino médio politécnico do Colégio Estadual Imigrante. Esta atividade foi realizada durante o mês de maio de 2016 e ocorreu em três etapas distintas, após as explanações teóricas sobre o conteúdo.

Na primeira etapa, os alunos foram orientados a levar para a aula alguns materiais como massa de modelar, cartolina, isopor, tintas, botões, barbante, lápis de cor, dentre outros, para confecção de modelos anatômicos das fases da mitose e meiose. Esta etapa da atividade foi realizada em grupo. 

Alunos confeccionando os modelos de mitose e meiose.

Alunos confeccionando os modelos de mitose e meiose.

Modelos confeccionados pelos alunos.

Modelos confeccionados pelos alunos.

Após concluírem a confecção dos modelos, os alunos apresentaram o trabalho, aonde tiveram que explicar o que acontecia em cada uma das fases que eles construíram. Durante as apresentações os alunos foram avaliados individualmente.

Pibidiana Léia R. dos Santos durante a presentação dos modelos e da fases da divisão celular pelos alunos. 

Professora Arlene Callai durante a apresentação dos modelos e das fases da divisão celular pelos alunos.

Por fim eles realizaram uma atividade prática individual, na qual foram utilizados os kits didáticos de mitose e meiose da Central de Empréstimos da Universidade de Caxias do Sul. Esta etapa da atividade foi realizada no auditório da escola, em que a professora juntamente com os Pibidianos, organizaram o material em nichos separados (de acordo com as fases Mitose e Meiose da divisão celular) e os alunos tinham que ordenar as peças de cada fase individualmente. Para tal, os alunos deveriam utilizar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e nas duas etapas anteriores de atividade prática.

Auditório da escola preparado para receber os alunos para a ultima etapa da atividade (esquerda) e detalhes dos kits utilizados durante esta etapa (direita).
As atividades foram muito proveitosas e ao passar as etapas, foi possível perceber a evolução dos alunos e a afinidade que acabaram desenvolvendo com o conteúdo, demonstrando assim uma aprendizagem mais significativa.

Ainda, com o intuito de divulgar para a comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos pelo Pibid/Biologia no Colégio Estadual Imigrante, após o encerramento desta atividade, foi montada uma exposição com alguns modelos de mitose e meiose confeccionados pelos alunos. Os trabalhos foram expostos no hall de entrada da escola e ali permanecerão durante todo o mês de junho.

Grupo Pibid/Biologia/Caxias do Sul/Colégio Imigrante após a montagem da exposição no saguão de entrada da escola.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

CONSTRUÇÃO DE UMA TEIA ALIMENTAR - Colégio Estadual Imigrante

Com o objetivo de identificar os integrantes dos diversos níveis tróficos de um ecossistema (produtores, consumidores e decompositores) e de compreender as relações de transferência de energia entre os seres vivos, foi realizada uma atividade de construção de teia alimentar nas turmas de 1º ano do ensino médio politécnico, que aconteceu durante o mês de abril de 2016.
Para a realização da atividade, os alunos foram divididos em duplas e/ou trios e receberam 24 imagens de seres vivos diversos.
Após estudarem os hábitos alimentares dos indivíduos contidos nas imagens que receberam, os alunos deveriam construir uma teia alimentar envolvendo, no mínimo, 12 das 24 imagens. Além disso, as cadeias alimentares integrantes da teia construída deveriam apresentar, no mínimo, 3 níveis tróficos.

Alunos no processo de construção da teia alimentar.
Ao final da atividade proposta, foi possível perceber que a compreensão dos alunos pelo assunto  foi muito satisfatória e que as aulas destinadas a atividade foram bem proveitosas, pois os produtos finais produzidos pelos alunos tiveram muita qualidade e organização.
Teia alimentar construída pelos alunos.
Teia alimentar construída pelos alunos.

Teia alimentar construída pelos alunos.


terça-feira, 17 de maio de 2016

CULTIVANDO MICRORGANISMOS - ESCOLA IRMÃO GUERINI

Durante o mês de maio, os estudantes dos segundos anos da Escola Irmão Guerini estão cultivando microrganismos em placas de Petri. 

Os microrganismos são formas de vida que não podem ser visualizadas sem auxílio de um microscópio em sua forma individualizada, mas quando formam colônias, estas são visíveis macroscopicamente. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem.

Os alunos coletaram material com cotonetes em diferentes pontos da escola,  espalhando-os nas placas de Petri contendo meio de cultura para o crescimento dos microrganismos. Devido ao frio, as placas precisaram ficar acondicionadas em estufa por uma semana, antes da observação do crescimento das colônias.

Alguns locais coletados foram: corrimão, vaso do banheiro masculino, torneira do banheiro feminino, bebedouro, maçaneta, mãos, dinheiro, celular, tênis, entre outros.
Aluno coletando material no bebedouro com o auxilio da Pibidiana Ketrin

Microrganismos crescidos após uma semana

Placas de Petri com microrganismos crescidos após uma semana


Alunas passando o material coletado de dinheiro para a placa

Aluna coletando material com cotonete no corrimão da escola
Microrganismos crescidos após uma semana


Aluno coletando material no bebedouro
Exibindo DSC08589.JPG

Estudantes passando cotonete com material de vaso sanitário na placa de Petri
Fotos: PIBID/BIOLOGIA - UCS -  CAXIAS DO SUL
Exibindo DSC08589.JPG

segunda-feira, 2 de maio de 2016

TRADUÇÃO GÊNICA - COLÉGIO ESTADUAL IMIGRANTE

Durante o mês de março de 2016, as turmas de 3º ano do colégio estadual imigrante, realizaram uma atividade sobre tradução gênica, com o objetivo de compreender o papel de cada um dos principais tipos de RNA – mensageiro, transportador e ribossômico – no processo da síntese de proteínas.
A atividade consistiu em representar a síntese de proteínas por meio de modelos de papel, semelhante a um jogo de encaixe. Os alunos formaram duplas e receberam cópias dos principais integrantes do processo de produção de proteínas: o RNA mensageiro, vários RNAs transportadores, vários tipos de aminoácidos e um ribossomo.
Após a montagem e encaixe dos integrantes em papel do processo de síntese de proteínas, as figuras formadas ficaram como mostram a imagem a seguir:

Modelo do processo de síntese proteica desenvolvido pelos alunos.