Durante o mês de Novembro, os segundos anos estiveram envolvidos com o conteúdo de Botânica. Desta forma, os Pibidianos, juntamente com a professora titular Grasiela, planejaram atividades referentes ao estudo do mesmo.
Tendo como objetivo aproximar o estudo do reino das plantas ao cotidiano dos alunos, assim como despertar o interesse individual pela preservação ambiental do bioma local (Mata Atlântica), foram desenvolvidas duas atividades com as turmas 202 e 203 do Colégio Estadual Imigrante.
ATIVIDADE 1
No primeiro encontro os alunos foram introduzidos ao Projeto Municipal de Arborização Urbana de Caxias do Sul. Em seguida, com orientação dos bolsistas, aprenderam a manusear o Sistema de Georreferenciamento dos indivíduos arbóreos nas vias urbanas de nosso município. Nesta atividade, escolheram 10 espécies (por duplas) para coletar e trazer para escola no próximo encontro.
No segundo encontro, para finalizar a atividade 1, foram confeccionados herbários didáticos com as plantas coletadas conforme identificadas no Sistema de Georreferenciamento da prefeitura. Para completar o herbário, os pibidianos trouxeram material de consulta sobre folhas, flores e espécies nativas.
A atividade foi realizada com muito empenho e interesse. Os estudantes demonstraram assiduidade e compromisso com o que foi proposto, tendo um resultado positivo e satifatório explícito em seus herbários.
ATIVIDADE 2
A segunda atividade consistiu no plantio de mudas nativas em área urbana de Caxias do Sul. Juntamente com os alunos, escolhemos uma praça próxima a escola e nos certificamos junto à Secretaria do Meio Ambiente sobre a possibilidade do plantio. Com ajuda da SEMMA, conseguimos a liberação da área e as mudas.
O objetivo da atividade foi possibilitar aos adolescentes a experiência de plantar árvores nativas com o intuito de sentir-se parte integrante do meio-ambiente e responsável pelo mesmo.
Levamos as turmas até a praça (Vereador Dionísio Sandi). Os estudantes foram extremamente participativos e conseguiram plantar 10 mudas de árvores, realizando passo a passo conforme orientações dos técnicos ambientais da Prefeitura.
A atividade transcorreu por dois períodos e ouvimos muitos relatos dos jovens que nunca tinham plantado árvores por si só. Entenderam a importância do cuidado com a vegetação em áreas urbanas e se prontificaram a cuidar das mudas no decorrer dos dias.
A atividade foi avaliada como eficaz na conscientização ambiental dos adolescentes, segundo relatos por eles mesmos, assim como importante no trabalho em equipe, como exigia o plantio.
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
II ENLICSUL II PIBID SUL - PRÁTICAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA REGIÃO SUL
Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2017 foi realizado na UNISINOS - São Leopoldo/RS o II ENLICSUL II PIBID SUL e que contou com a participação do PIBID/Biologia de Caxias do Sul.
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul.
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação.
Neste evento, os dois grupos do PIBID Biologia apresentaram de forma oral, relatos de atividades aplicadas em sala de aula no ano de 2016 e 2017.
Os trabalhos apresentados foram:
- "UTILIZAÇÃO DE JOGO DIGITAL COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA"
- "UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS"
- "USO DE MODELS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: DESCOBRINDO O MUNDO DOS VÍRUS
- "PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DOS BIOMAS BRASILEIROS"
PIBIDIANOS presentes no evento na UNISINOS |
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Bingo da genética
Na última semana os pibidianos Gustavo, Andréia, Meliny e Josiana aplicaram a prática "bingo da genética" nos terceiros anos. O jogo tinha por objetivo principal facilitar a memorização do
aluno e esclarecer dúvidas
ao realizarem os cruzamentos, além de estimular o raciocínio
rápido.